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Longas filas em cartórios de São Luís são alvo de denúncias na Ouvidoria do Ministério Público do MA

Os registros mais frequentes são no Cartório de Registro Civil da 3ª Zona, no João Paulo, e da 1ª Zona, na Rua do Egito. Divulgação/MP-MA A Ouvidoria do ...

Longas filas em cartórios de São Luís são alvo de denúncias na Ouvidoria do Ministério Público do MA
Longas filas em cartórios de São Luís são alvo de denúncias na Ouvidoria do Ministério Público do MA (Foto: Reprodução)

Os registros mais frequentes são no Cartório de Registro Civil da 3ª Zona, no João Paulo, e da 1ª Zona, na Rua do Egito. Divulgação/MP-MA A Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) tem recebido denúncias sobre filas longas em cartórios de São Luís. Os registros mais frequentes são no Cartório de Registro Civil da 3ª Zona, no João Paulo, e da 1ª Zona, na Rua do Egito. Segundo as reclamações, mesmo chegando de madrugada, muitas pessoas não conseguem atendimento por falta de senhas. Sandra Elouf, ouvidora do MP-MA, afirma que as denúncias incluem fotos e vídeos das filas. Segundo ela, há casos de cidadãos que chegam às 4h ou 5h da manhã e ainda assim não são atendidos. "Recebemos essas reclamações através do sistema da Ouvidoria e estamos encaminhando aos órgãos e instituições que devem resolver esse problema porque não deve acontecer esse desgaste, essa humilhação que o cidadão está sofrendo, principalmente pessoas idosas”, destaca. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça As denúncias foram enviadas à Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), à Promotoria de Registros Públicos do MP-MA, à Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular. “Nós, enquanto ouvidoria, estamos repassando aos órgãos, às instituições que têm por dever, por obrigação, definir essa situação e pôr limite, e inclusive fiscalizar também o que está acontecendo”, explica. A Ouvidoria do MP-MA recebe denúncias por e-mail, WhatsApp e atendimento presencial. Desde o início do ano, já foram registradas mais de 11 mil reclamações. “A ouvidoria tem esse papel de interlocução com a sociedade civil, com as instituições, inclusive com o Ministério Público, do qual nós fazemos parte. E o cidadão não fica sem resposta”, ressalta. Canais de atendimento Disque: 127 Cadastro de Manifestação WhatsApp: (98) 99137-1298 Entenda o caso: Serviços de cartórios são criticados pela população da capital Serviços de cartórios são criticados pela população da capital